viernes, 25 de marzo de 2022

Diagnóstico de las colecciones biológicas brasileras

Compartimos con ustedes un mensaje importante de la Sociedad Botánica de Brasil, destinado a las y los curadores de las colecciones botánicas de Brasil. Por este motivo, el mensaje original no fue traducido:


Prezados(as) palinólogos(as) curadores(as)


A Sociedade Botânica do Brasil (SBB), juntamente com as Sociedades Brasileiras de Zoologia e de Microbiologia, está fazendo parte da iniciativa de compor um diagnóstico das coleções biológicas brasileiras, cujas informações subsidiarão a elaboração de políticas públicas e chamadas futuras para direcionar recursos para as coleções e estruturarão uma futura Rede Brasileira de Coleções Biológicas.

Para a realização do diagnóstico, um grupo de trabalho constituído pela SBB elaborou um formulário para ser respondido por todos os curadores de coleções botânicas do Brasil, incluindo os responsáveis pelas palinotecas brasileiras.

Curador(a), a sua contribuição respondendo às perguntas deste formulário será fundamental para o diagnóstico. As perguntas podem ser acessadas no link abaixo (clicando nele ou copiando e colando em uma nova aba do seu navegador). Elas estão organizadas em nove abas (Identificação, Caracterização, Infraestrutura de pessoal, Infraestrutura física, Acesso a coleção, Digitalização, Qualidade do acervo, Gestão, Priorização de necessidades).


Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfvrZH9SjXVRHamfRqcs-lWE57rZC0yHU84D8VzTmBp4z7t8g/viewform?usp=sf_link


Solicitamos que a sua colaboração seja encaminhada até o dia 31 de março de 2022 (quinta-feira) para este endereço eletrônico.

Se você não é curador(a) ou responsável por alguma palinoteca, não é necessário responder o formulário. Contudo, ainda assim, pode contribuir com nosso trabalho encaminhando este e-mail para algum colega de trabalho que seja responsável por alguma coleção palinológica que ainda não conheça essa iniciativa. Quanto mais curadores tomarem conhecimento da iniciativa e colaborarem, maior será a nossa base de dados. 


Agradecemos desde já o seu apoio ao diagnóstico. Sua participação é imprescindível para o sucesso deste trabalho.

Qualquer dúvida não hesite em nos contatar.

Atenciosamente

______________________________________________________

Grupo de Trabalho Diagnóstico das Coleções Botânicas Brasileiras

Sociedade Botânica do Brasil

Taciana B. Cavalcanti – Coordenação do GT/SBB

André Luís de Gasper – Rede Brasileira de Herbários/ SBB

João Renato Stehmann – Representante do INCT-HVFF

Leandro Giacomin - Rede Brasileira de Herbários/SBB

Tania dos Santos Silva – Presidente da SBB

Valquiria Dutra – Diretora da Regional SBB - BA/ES/MG

Diego K. Henriques - Bolsista DTI/UFPR