Con profunda tristeza, despedimos a la Dra. Márcia Aguiar de Barros, reconocida palinóloga de la Universidad Federal de Río de Janeiro. Compartimos con ustedes las sentidas palabras de sus colegas.
Obituário
Com grande tristeza recebemos a notícia do falecimento de nossa colega e amiga Dra. Márcia Aguiar de Barros no dia 30 de outubro de 2020.
Márcia veio da Escola Técnica de Química, o que lhe valeu muito na sua vida profissional. Formou-se em Ecologia (1984) no Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), demonstrando curiosidade pela Palinologia. Desenvolveu pesquisa nesta área obtendo o grau de mestre em 1996 pelo Departamento de Geografia, Instituto de Geociências, UFRJ, sobre ‘Estudos palinológicos na região de Bananal, São Paulo: reconstituição paleoambiental da transição Pleistoceno/Holoceno no médio vale do rio Paraíba do Sul.’ Seguindo a mesma linha de pesquisas sobre o Quaternário, obteve o grau de doutor em 2003 pelo Departamento de Geologia, UFRJ, sobre ‘Pleistoceno Superior e Transição Pleistoceno/Holoceno, médio vale do rio Paraíba do Sul’.
Foi orientada desde o início de sua carreira pela Dra. Ortrud Monika Barth, UFRJ/Fiocruz, divulgando suas pesquisas em periódicos científicos e capítulos de livro com muitas colaborações. Era uma professora inata. Suas aulas eram repletas de seus conhecimentos teóricos e práticos em campo e no laboratório. Assim, além da UFRJ, foi professora da Faculdade Maria Tereza, Niterói, RJ e da Fundação Educacional de Duque de Caxias, RJ (FEUDUC).
Dirigiu todas as atividades científicas no Laboratório de Palinologia Monika Barth do Departamento de Geologia, desde a sua fundação em 1995, incluindo estagiários em iniciação científica, mestrados e doutorados e externos à universidade. Suas longas conversas, críticas e discussões com pós-graduandos fizeram deles pesquisadores renomados. Com os alunos, deles fizeram pessoas que aprenderam o que deveriam fazer.
Homenagem de todos nós que conhecemos Marcia, agradecendo pelo que fez por nós e pelas instituições brasileiras.
Rio de Janeiro, em 01 de novembro de 2020
Ortrud Monika Barth, Cynthia F. P. da Luz, Shana Y. Misumi,
Robson Lucas Bartholomeu, Sérgio de Miranda Chaves.